domingo, 13 de maio de 2012

Entrevista com Shifu Yan Lei

  Por  

 




Recentemente fiz um post sobre o Shifu Yan Lei com um vídeo mostrando um pouco da sua rotina e da sua vida longe dos templos Shaolin. Tirei um tempo e traduzi toda uma entrevista realizada com esse Guerreiro Shaolin. Na entrevista são feitas algumas perguntas frequentes sobre o mundo das artes marciais e a visão diferenciada entre as culturas oriental e ocidental.

Pedi autorização ao site que originalmente foi postada a versão em inglês para publicar a tradução do artigo. Como não recebi resposta positiva nem negativa, resolvi seguir em frente. Caso seja solicitado eu removerei o artigo.

 

Entrevista


O que podemos aprender nas artes marciais sobre nos manter calmos quando submetidos a pressão? Se você é um pouco parecido comigo, não só o poder explosivo ou a velocidade de um bom artista marcial que te fascina. É a capacidade de gastar grandes quantidades de energia e se manter calmo, relaxado e até brincalhão.

Não tenho ilusões quanto a ser um guerreiro urbano, mas quero muito aprender mais sobre essa habilidade. Meu professor foi Shifu Yan Lei, discípulo Shaolin de 34th geração, mestre de Kung Fu e Qigong.


 

Disciplina


Artes marciais sempre foram associadas a palavra Disciplina, as Artes Marciais Shaolin mais ainda. Estudos mais recentes sobre disciplina apontam a importância de criar rotinas e rituais para apoiar nossos objetivos. Tal como criar ambientes positivos, com lugares e pessoas, ao invés de depender apenas da nossa força de vontade.

Qual o ponto de vista Shaolin sobre disciplina e força de vontade? E podem as regras de um monastério, no alto das montanhas, serem transferidas para as vidas distraídas que habitam a cidade?
Shifu Yan Lei: Quando treinamos em um templo Shaolin, acordamos cedo e dormimos cedo. A vida no templo é uma vida simples. É muito solitária, especialmente quando você é criança. Não existe muita diversão, apenas treinar, comer, dormir e limpar. Mas quando você cresce e olha pra trás,  Você reconhece que foi a melhor época da sua vida, porque é uma vida bem simples.

Quando vim para a inglaterra, eu senti que essa vida inicial no templo me ajudou bastante. Eu sou um artista marcial, eu sei como fazer as pessoas se tornarem melhores e também sei como melhorar minhas próprias habilidades. Todos tem disciplina, a maior parte das pessoas trabalha em período integral. Isso é a vida. Quando você sabe que não pode mudar alguma coisa, você precisa aceitar e fazer disso uma coisa boa. Nem sempre você tem muitas opções, você precisa apenas viver no momento.

Isso significa que sua mente não argumenta com o seu coração e isso proporciona paz, porque sua mente não está em todo lugar. Se você não consegue controlar sua mente, você vai querer coisas demais e isso faz a pessoa infeliz. Eu sou um artista marcial e quando as pessoas olham pra mim, pensam que sou chato e solitário, mas ninguém consegue ler minha mente. Ninguém sabe quem eu realmente sou.

 

Calma Violenta


Muitas pessoas com quem trabalho estão em uma batalha entre suas ambições e seu desejo de ser calmo, ou apenas se estressar menos.
Muitos, se não a maioria dos artistas marciais sérios que eu já encontrei aparentam ser relaxados e calmos, mesmo que estudar artes marciais signifique aprender a exercer uma atividade violenta.
No mundo moderno, aonde a sociedade faz tudo para desencorajar o uso de força física como resolução de nossos problemas, como a prática da violência pode ser transformada em calmaria mental?
SYL: Quando você treina, usa energia física para construir sua força muscular, se treinar duro, todos os dias, gasta sua energia e isso torna impossível se manter nervoso. Quando luta nos treinos, adquire entendimento do que igualdade significa. Se você pesa 80kg, não enfrenta alguém com 40kg, luta uma pessoa parecida com você. Quando você tem habilidade, quer lutar com alguém com mais habilidade que você, você quer se desafiar. Seu corpo e mente estão sempre nessa estrada, sempre no caminho, isso te livra da raiva e faz você se sentir mais pacífico.

Talvez você sinta vontade de lutar, mas é o desejo de subir no ring, e não brigar na rua.
Este é o motivo, se você fica com raiva, você consegue se controlar, artes marciais é um treino de controle. Se você não consegue se controlar, não consegue controlar sua vida, ou nenhuma situação que passar. E por esse motivo, não pode ser chamado de artista marcial.

 

Persistindo nos treinos de artes marciais


Você deve ter testemunhado muita gente começar e desistir ao longo dos anos. Quais os erros mais comuns que você observou pessoas cometerem e como podemos evitar esses erros nós mesmos?
SYL: Pessoas tem muitos motivos quando estudam artes marciais, pessoas também desistem por vários motivos. Artes marciais são muito difíceis. Mas você não sabe o quanto é difícil até tentar. Pessoas tendem a desistir porque não conseguem entrar em uma rotina apropriada. Muitas pessoas arrumam motivos para não treinar, e arrumam escolhas para eles mesmos. Quando se treina uma arte marcial, não pode se dar uma outra opção. Precisa saber que pode perder qualquer coisa, menos sua saúde. Saúde é o que temos de mais importante.
Isso planta uma profunda semente no seu coração: Eu quero ser saudável, as artes marciais podem me deixar mais saudável. Então sua vida é cultivar essa semente. O iniciante também precisa estabelecer algumas metas, e construir sua rotina devagar. Quando seu corpo começa a se sentir feliz, sua mente e corpo trabalharão juntos, e você estará feliz em treinar. Sua arte marcial se tornará parte da sua vida e tudo fica mais fácil.

 

Rígido ou Relaxado


Minha observação da arte Shaolin é que: Enquanto aparentemente parece algo punitivo e rígido, quando combinado com o Qi Gong, Meditação e Massagem, ela fornece o equilíbrio entre a prática rígida e o relaxamento, que na verdade é bastante estimulante e calmo.

Muitas linhas de exercício ocidentais faltam com esse equilíbrio entre a rigidez e o relaxamento, e tendem a focar somente na rigidez. Mas como é de fato em um templo Shaolin, os aspectos “leves” são praticados lá, ou são apenas para o beneficio de senhoras mais velhas e ocidentais que trabalham em escritórios?
SYL: Qi Gong é para todos. Rigidez e Relaxamento são como duas asas de um pássaro, você precisa de ambas para voar.

 

Energia

Particularmente acho o Qi Gong traz muitos benefícios, e me acho uma pessoa muito pragmática. Para mim, Qi Gong não é nada mais do que respirar, alongar, e visualização simplificada. Uma meditação em movimento que é simples de ser explicada em termos puramente físicos. Uma vez você disse: Faça isso, e com o tempo seu corpo vai entender

Mas ao contrário da minha própria interpretação, muitos falam sobre energia espiritual, forças invisíveis, e poderes mágicos em relação ao Qi Gong. O que pensa sobre o Qi, o que é “isso” que nós usamos para executar nossos truques mentais Jedi.
SYL: Qi é vida, se você tem vida, você tem Qi. Quando morre, não tem mais. Qi é uma questão de respirar. QiGong é praticar exercícios de respiração que fazem seu sangue fluir apropriadamente, fortalece seus órgãos internos, abre seus canais, fazendo seu corpo funcionar apropriadamente. Orgãos, Qi, Sangue, isso quer dizer que você é saudável.
QiGong faz seu corpo funcionar melhor. Te torna Poderoso. Faz treinar mais duro, porque o objetivo do QiGong se preocupar com o corpo, e devolver para ele uma boa fundação. Pode te ajudar a trabalhar melhor, de forma mais criativa. Mas não acredito que tenha algo mágico nisso. Só acredito que é uma forma de reconstituição.

 

Dor

No mundo ocidental, você é enrolado em toalha de algodão. Nossos carros são como tanques do lado de fora, e somos protegidos por airbags dentro deles. As portas dos restaurantes tem coberturas de plastico para evitar que nós prendamos os dedos e outro dia vi uma propaganda vendendo capacetes para proteger crianças.

A prática Shaolin é retratada e demonstrada para ser uma das mais fortes do mundo. Desde socar paredes de tijolos, até ser agredido por um Aríete e quebrar barras de ferro com a cabeça. Com o passar dos anos de praticas sérias, você deve ter ganhado algumas lesões. Quais são suas estratégias para lidar com a dor?
SYL: Eu tenho pé chato, então sinto dor todas as vezes que corro. Eu realmente quero correr, então quando meus pés começam a doer, eu começo a pensar em pessoas que não podem correr, ou atletas que tem apenas uma perna e ainda assim correm. Eu digo para mim mesmo que vou correr 10 minutos por eles. As vezes quando eu estou correndo e vejo alguém mais velho correndo, eu penso que se eles podem, eu posso também. Assim minha mente me leva para outro lugar, e depois de algum tempo, não sinto mais dor.
Para reduzir o risco de lesões é importante aquecer o corpo e faze-lo suar, também praticar QiGong pelo menos três vezes na semana. Se o QiGong não parar sua lesão, pode te ajudar a recuperar mais rápido. Se eu chuto alguém e minha canela está machucada, demora apenas um ou dois dias para passar. Mas se não praticar o QiGong pode levar semanas. Não é que meu corpo seja mais forte do que o dos outros, é que faço treinos diferentes para ajudar. Quando você quer se tornar um bom atleta ou um artista marcial precisa saber como ajudar seu corpo, por que seu corpo é sua arma.

 

Repensando o abdome tanquinho


Você não passa por uma estante de revistas ou uma loja de produtos de saúde sem ver uma parede de fotografias de abdome. Atualmente é tão normal ser uma mulher que ostenta seu tanquinho, quanto um homem. Até onde a mídia leva, o abdome de tanquinho é o mais alto ideal que todos os treinos tentam alcançar.

Quando eu me interessei pelo Shaolin, eu fiquei surpreso com o corpo que você criou como resultado do seu treino e tenho várias fotos suas coladas na parede para me motivar. Eu poderia te descrever como parte humano, parte máquina de lutar. Eu confiaria em você em uma luta, mas não apostaria em você para ganhar um concurso de abdome definido. Então, qual seu ponto de vista quanto a importância (ou não) de buscar e manter um abdome de tanquinho.
SYL: Um abdome definido não significa que você é saudável ou tem uma boa resistência, só significa que você tem um abdome tanquinho. Treinar é  tornar seu corpo mais forte e mais saudável, não apenas bonito. As vezes, pessoas treinam e danificam seus corpos. Treinam durante a semana, mas embebedam sexta a noite. Quando você treina, tem que manter o lado de fora tão bonito quanto o lado de dentro. Manter o lado de fora bonito é muito fácil, mas se manter saudável não.
Mas não digo que todos que desenvolveram um abdome definido não são saudáveis. Meu conselho é para não treinar ou depositar muito desejo na estética. Treine para se sentir bem e fazer seu interior mais forte, assim você ganha confiança. Eu vejo muitos jovens que querem parecer fortes, tomam proteínas, constroem músculos, mas são vazios por dentro.
Por mim, gosto que tudo seja natural.


Mais informações sobre Shifu Yan Ley


Fonte: Kuro Obi

Nenhum comentário:

Postar um comentário