quarta-feira, 20 de junho de 2012

Cafeína: Quanto é muito por dia?






 
A cafeína tem suas vantagens, mas pode causar problemas também. Descubra o quanto é demais e se você precisa limitar seu consumo.
Algumas pessoas dependem da cafeína para se manter acordado e em atividade. A cafeína estimula o sistema nervoso central, aliviando a fadiga, aumentando a vigília, e melhorando a concentração e foco.
Bebidas e alimentos que contêm cafeína
 




Inúmeros são as bebidas e alimentos contendo cafeína. Café e derivados são os mais conhecidos; outros: chás, refrigerantes com cafeína,  chocolates e derivados, sorvetes ou iogurtes de café, Chicletes de café, balas de café, alguns produtos de nutrição esportiva, energéticos, e mesmo medicamentos analgésicos e estimulantes.

Quando considerar diminuir ou cortar a cafeína?
Para a maioria dos adultos saudáveis, doses moderadas de cafeína - 200 a 300 miligramas, ou cerca de 2 a 4 xícaras de café por dia - não são prejudiciais. Mas em algumas circunstâncias, podem justificar a limitação ou até mesmo a necessidade de abolir a cafeína da sua dieta. Leia mais para ver se algum destes se aplicam a você.

Se você beber 4 ou mais xícaras de café por dia
Embora o consumo moderado de cafeína não seja susceptível de causar danos, em excesso pode levar a alguns efeitos desagradáveis. A utilização diária de cafeína - mais de 500 a 600 mg por dia - pode causar:
     *insônia
     *nervosismo
     *inquietação
     *irritabilidade
     *”mal-estar” estomacal
     *batimento cardíaco rápido (arritimia cardíaca)
     *tremores musculares

Mesmo um pouco faz você tremer
Algumas pessoas são mais sensíveis à cafeína do que outras. Se você é suscetível aos efeitos da cafeína, apenas pequenas quantidades - até mesmo uma xícara de café ou chá - pode levar a efeitos indesejáveis, tais como o nervosismo e problemas de sono.
Como você reage a cafeína pode ser determinada em parte pela quantidade de cafeína que você está acostumado. As pessoas que não bebem regularmente café tendem a ser mais sensíveis aos seus efeitos negativos. Outros fatores que podem interferir inclui massa corporal, idade, uso de medicamentos e condições de saúde, como transtornos de ansiedade. Pesquisas também sugerem que os homens sejam mais suscetíveis aos efeitos da cafeína do que as mulheres.

Você não está dormindo o suficiente
  
A maioria dos adultos precisa de sete a oito horas de sono a cada noite. Mas a cafeína pode interferir com este sono muito necessário. Cronicamente a perda do sono - seja devida ao trabalho, viagens, stress ou excesso de cafeína - resulta em privação de sono. A perda de sono é cumulativa, e até mesmo pequenas diminuições podem juntar-se e perturbar o seu estado de alerta diurno e desempenho.
Usando a cafeína para mascarar a privação do sono pode criar um ciclo indesejável. Por exemplo, você toma bebidas cafeinadas, porque você tem dificuldade em permanecer acordado durante o dia, mas a cafeína impede de adormecer à noite, encurtando o tempo de você dormir.

Você está tomando certos medicamentos e suplementos





Certos medicamentos e suplementos naturais podem interagir com a cafeína. Aqui estão alguns exemplos.
Alguns antibióticos. Ciprofloxacina e norfloxacina - tipos de medicamentos antibacterianos - podem interferir com a decomposição da cafeína. Isso pode aumentar o tempo que a cafeína permanece no organismo e amplificar seus efeitos indesejáveis.
Teofilina. Este medicamento - um broncodilatador - tende a ter alguns efeitos similares à cafeína. Ingerindo junto com alimentos e bebidas contendo cafeína pode aumentar a concentração de teofilina no sangue. Isto pode causar efeitos adversos, como náuseas, vômitos e palpitações cardíacas.
Equinácea. Este suplemento de ervas, que às vezes é usado para prevenir resfriados ou outras infecções, pode aumentar a concentração de cafeína no sangue e pode aumentar os efeitos desagradáveis da cafeína.
Fale com o seu médico ou farmacêutico sobre se a cafeína pode afetar os seus medicamentos. Ele ou ela pode dizer se você precisa reduzir ou eliminar a cafeína de sua dieta.

Para mudar o seu hábito de ingerir cafeína de forma mais gradual, tente essas dicas:
Manter vigilante. Comece a prestar atenção para a quantidade de cafeína que você está ingerindo a partir de alimentos e bebidas. Pode ser mais do que você pensa. Leia os rótulos cuidadosamente. Mesmo assim, a sua estimativa pode ser um pouco abaixo porque nem todos os alimentos ou bebidas contendo cafeína traz escrito na lista de seu rótulo.
Diminuir a quantidade. Mas fazê-lo gradualmente. Por exemplo, beber uma lata de refrigerante a menos ou beber um pequeno copo de café a cada dia. Ou evitar a ingestão de bebidas cafeinadas no final do dia. Isso ajudará o seu corpo a se acostumar com os baixos níveis de cafeína e reduzir os efeitos potenciais de privação.
Usar descafeinado. A maioria das bebidas sem cafeína apresentam o mesmo sabor que os seus homólogos contendo cafeína.
Encurtar o tempo de infusão ou usar chás de plantas sem cafeína. Quando fizer o chá, diminua o tempo de infusão. Isso reduz o seu teor de cafeína. Ou escolha chás de ervas que não contêm cafeína.
Verifique o frasco. Alguns analgésicos contêm cafeína - tanto quanto 130 mg de cafeína em uma dose. Se necessário, use analgésicos que não contenham cafeína.

A cafeína pode fazer parte da sua rotina 

Se você for como a maioria dos adultos, a cafeína faz parte da sua rotina diária. E na maioria das vezes isto não representa nenhum problema de saúde. Mas você deve estar atento a essas situações em que você precisa reduzir o seu hábito de consumir cafeína.

Fonte:
Elaborado por Dr. Sílvio Marques Pessoa CRM 16032

Nenhum comentário:

Postar um comentário