terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Pesquisa cria protocolo de treinamento para lutas

A ciência a favor dos esportes: pesquisa cria protocolo de treinamento para lutas


Fonte: © FAPERJ 
 

Por Danielle Kiffer


 Fotos/Divulgação
           
            O analisador metabólico avalia o ar
     respirado pelo atleta durante esforço físico 
A cada ano que passa, as lutas vêm caindo cada vez mais no gosto dos brasileiros, especialmente o MMA (Mixed Martial Arts), em português, Artes Marciais Mistas. A procura e adesão de novos adeptos só aumenta na medida em que a modalidade cresce mundialmente, revelando grandes talentos brasileiros. Porém, segundo o pesquisador Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, da Universidade Federal Fluminense (UFF), faltam estudos específicos para estabelecer parâmetros fisiológicos para o treinamento de lutas. Em virtude disso, o projeto “Perfil aeróbico de praticantes de esportes de combate: avaliação do gasto energético de treino e propostas de protocolo específico para avaliação da capacidade aeróbica” foi desenvolvido no Laboratório de Ciências da UFF, coordenado por Antonio Nóbrega. Unindo ciência e esportes, Nóbrega está desenvolvendo um protocolo de avaliação do consumo de oxigênio direcionado às artes marciais – inicialmente para as modalidades de judô, taekwondo e boxe. O estudo tem apoio da FAPERJ por meio do edital de Apoio ao Desenvolvimento de Inovações no Esporte no Estado do Rio de Janeiro.
“O treinamento de luta deve ser personalizado, de acordo com as características individuais de cada atleta. Desta forma pode-se explorar e desenvolver o melhor de cada um. Com isso, estamos estimulando a prática de esportes no estado e possibilitando que nossos lutadores fluminenses tenham mais destaque nas competições esportivas”, afirma Antonio Claudio. O pesquisador explica que lutadores com melhores condições aeróbicas são aqueles cujos músculos têm melhor aproveitamento da energia do oxigênio, o que os torna mais resistentes; outros têm maior capacidade anaeróbica, ou seja, têm mais potência e velocidade durante o combate, sendo capazes de sustentar  a força mesmo quando o organismo acumula ácido lático durante o exercício intenso.
Para estabelecer o protocolo, o pesquisador está fazendo testes de avaliação funcional em 30 atletas, com idade entre 18 e 35 anos. Todos eles passaram por avaliações clínicas, que incluem uma anamnese – histórico pessoal, incluindo hábitos, antecedentes familiares, histórico de participação em atividades esportivas, uso de medicação e qualquer queixa física –; exames clínicos, investigando o aparelho cardiorrespiratório e osteomuscular; verificação da pressão arterial; e exames de sangue.
Numa segunda etapa, eles passam por uma avaliação metabólica, em que se avaliam condições cardiopulmonares num exercício de esteira. Nesse teste, o atleta precisa correr durante 10 minutos, dando o máximo de esforço. Por um bocal, que leva o ar respirado para o analisador metabólico, se avalia a quantidade de oxigênio consumido e de gás carbônico expelido. “Nesta etapa, verificamos a capacidade cardiorrespiratória do indivíduo e sua capacidade de ressíntese de adenosina trifosfato (ATP), composto químico que fornece energia necessária para a realização dos exercícios e é armazenado nas células musculares. Na etapa seguinte, o atleta é submetido a uma avaliação mais específica, uma simulação de luta, em que se analisa o ar por ele respirado depois de 20 repetições de golpes básicos, em cada modalidade de luta.

 
 
Para criar o protocolo de treinamento, os atletas foram avaliados durante corrida e treinamento de luta
 
Durante atividades físicas, o organismo inicialmente utiliza o oxigênio para ressintetizar o ATP que armazena a energia usado nas contrações. Porém, quando o atleta vai ficando cansado e sua capacidade aeróbica não é mais capaz de fornecer energia para ressintetizar o ATP necessário ao exercício (quando ficamos com aquela sensação de estarmos sem fôlego), o organismo passa a transformar, com urgência, o carboidrato presente no organismo em ácido lático (o responsável pelas dores musculares). Isso acontece como forma de resgatar a energia necessária para ressintetizar a adenosina de trifosfato. "No caso das lutas, é melhor que o atleta demore o maior tempo possível para começar a acumular ácido lático. E que, uma vez que já esteja em metabolismo lático, seja capaz de manter a potência muscular. O protocolo de avaliação que estamos construindo é inédito no mundo e poderá indicar quais são as características que devem ser priorizadas pelo treinador durante a preparação do atleta.", explica Antonio Claudio.
"Por isso o desenvolvimento deste protocolo é tão importante. É a partir dele que podemos destacar o melhor e o pior de um atleta e desenvolver suas aptidões em treinamentos individualizados", ressalta. Já foram testados 17 atletas de taekwondo. O pesquisador pretende repetir os mesmos padrões para os desportistas de judô e boxe e explica que deseja contribuir para que o dito legado dos Jogos Olímpicos para o estado se dê também na forma de maior conhecimento sobre a fisiologia do exercício.




terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Novidades da Confederação Brasileira de Kickboxing - CBKB

                                                                                                                                                           
Fonte: Equipe CBKB

Obs: O curso será obrigatório a todos aqueles que querem se tornar faixas preta!
CBKB lança o curso de capacitação e aperfeiçoamento teórico e técnico em kickboxing
Em parceria com a Federação de Kickboxing dos estado de São Paulo, CBKB Iniciará os módulos do curso de Capacitação e aperfeiçoamento em kickboxing para os faixas marrom que farão exame de preta no final do ano de 2012.

O início dos módulos está previsto para os dias 24 e 25 de março com a aula de Anatomia.

Todos aqueles que pleiteiam fazer o exame de faixa preta dentro do estado de São Paulo, deverão passar obrigatoriamente pelos 9 módulos de estudo e ao final do mesmo serão submetidos ao exame de faixa preta.
Como mencionado, está previsto 9 módulos sendo que as aulas serão sempre nos finais de semana de cada mês ou seja uma sábado e um domingo por mês.

As inscrições já se encontram abertas e todos os interessados poderão  se inscrever, inclusive os faixas preta já formados e os faixas coloridas que por ventura desejarem adquirir conhecimentos específicos a respeito do kickboxing.
Os  módulos poderão ser individual, com direito a certificado de participação, sendo que o interessado pode escolher qual módulo deseja fazer.

 
Para maiores informações sobre aulas, datas e valores ou para receber a ficha de inscrição, o interessado deverá enviar email para fespkick@gmail.com e solicitar a ficha.


Atenciosamente,


Christian Andreossi
Presidente - FESPKICK


                                                                                                                                                            Fonte: Equipe CBKB
Seleções de todo o mundo enfretarão os principais atletas brasileiros
 

É com grande entusiasmo que confirmamos a realização da 3ª edição da Copa do Mundo de Kickboxing, que acontecerá na cidade de Vitória, ES, de 02 a 06 de maio de 2012.
Nos anos anteriores, os resultados do evento foram impressionantes, com a presença crescente de países, o que contribuiu para o alto nível técnico dos combates. Além disso, contamos com uma estrutura impecável, desenvolvida especialmente  para o evento, criando assim uma ótima experiência para todos os participantes.

Em 2012,  o evento acontecerá em Vitória, capital do Espírito Santo ( http://www.vitoria.es.gov.br/). A cidade encontra-se a 400 km do Rio de Janeiro, possui aeroporto internacional e é um dos principais destinos turísticos do Brasil, por possuir excelente rede hoteleira, comida típica inigualável, vida noturna intensa e praias exuberantes. Assim além de abrigar combates entre os melhores lutadores do mundo, o evento será uma oportunidade rara de compartilhar de tudo que o Brasil e esta região pode oferecer.
A Copa do Mundo conta com o apoio da Sesport- Secretaria de Esportes do Estado do Espirito Santo e da Semel- Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e terá uma estrutura digna dos grandes circuitos profissionais e transmissão televisiva nacional ao vivo pelo BandSports e em delay pelo canal Combate. Internacionalmente, o Sport TV ( América, Europa e Africa) exibirá em delay o evento.

PROGRAMAÇÃO COPA DO MUNDO DE KICKBOXING – ETAPA 2012

Quarta-feira: 02 de maio de 2012
Chegada das delegações
Dia livre
Congresso Arbitral

Quinta-feira: Dia 03 de maio de 20102
Pesagem oficial e Congresso Técnico
Coletiva de imprensa

Sexta-feira: Dia 04 de maio de 2012
Realização das lutas até a fase Semi finais

Sábado: Dia 05 de maio de 2012
17h00 – Chegada dos atletas ao ginásio
20h00 - Concentração das delegações
21h00 - Abertura oficial do evento
21h00 - Realização das finais de todas as categorias

Domingo: Dia 06 de maio de 2012
Dia livre para todos os participantes

CATEGORIAS DE PESO:
- Full Contact Masculino
75Kg - Rafael Kaiser/SP e Jorge Blade/RJ ( reserva )


- Low Kicks Masculino
63.5Kg- Amilcar Fonseca/ES e Emerson Falcão/RJ ( reserva )
71Kg- Luciano Ghandi/ES
75Kg- Rogério Bezerra/PR
81Kg- Hernani Perpétuo/RJ


- K1 Rules Masculino
60Kg- Andre Santos/RS
71Kg- Alisson de Angelis/MG e Jeremias Henrique/DF ( reserva )
75Kg- Thiago Michel/MG e Leonardo Pinheiro/DF ( reserva )
81Kg- Fernando Nonato/RJ e Washington Santos (reserva )

Observações:

1- Aguardamos a confirmação dos atletas.
2- Essas são as categorias convocadas inicialmente, podendo ser alteradas, de acordo com a autorização da WAKO.

PARTICIPANTES:

A organização do evento se responsabilizará pelo transporte interno, alimentação e hospedagem de todas as equipes que devem ser compostas por 01 atleta por modalidade / categoria, 01 técnico e 01 árbitro (10 pessoas no máximo por delegação. As pessoas excedentes arcarão com suas despesas.
A organização oferecerá as condições acima para os primeiros 120 atletas inscritos.


Fotos:


Programação para os próximos eventos de Boxe da Liga Sorocabana de Boxe Olímpico

Olá Senhores(as) é com grande prazer que trago a vocês a programação de dois eventos da Lisoboxe - Liga Sorocabana de Boxe Olímpico. 

Participem!

COPA RUDEL:

III Copa Rudel de Boxe Olímpico tem por objetivo incentivar a prática desta modalidade, promovendo a integração e o intercâmbio dos Boxeadores em uma competição aberta à participação de lutadores de todos os níveis.





A Copa Rudel é realizada anualmente, e para participar dela não é necessário paga taxa nenhuma, apenas preencher uma ficha de inscrição, que será distribuída pela LiSoBOXE, (FAZER A SOLICITAÇÃO PELO E-MAIL EVENTOS@LISOBOXE.COM.BR) até o dia 25 de fevereiro de 2012. E para confirmação da inscrição é obrigatória a entrega da ficha de inscrição até dia 26 de fevereiro e a presença do atleta na primeira rodada, a rodada de abertura dia 17 de Março de 2012.

Desta forma estamos buscando melhorar a cada ano nosso atendimento ao publico e as equipes. Contamos com a sua participação!

Maiores informações pelo e-mail: eventos@lisoboxe.com.br ou telefone (15) 91453497 – Joel.









Senhores (as)

A Liga Sorocabana de Boxe Olímpico vem por meio de este convidá-los para o Curso de Oficiais de Boxe Olímpico.

Que será realizado nos dias 10, 11 e 17 de Março de 2012. Na academia Runner Clube de Sorocaba, Rua José Maria Hannickel, 172, Sorocaba - SP - Telefone: (15) 3234-6344.

Maiores informações segue folder em anexo, ou por e-mail ou pelo telefone (15) 91453497.

Att,

--
Joel Souza Mariano Júnior
Diretor de Eventos da LiSoBOXE
(15) 9145 3497
visite:
lisoboxe.com.br
lisoboxe.blogspot.com
facebook.com/lisoboxe


Um grande abraço a todos!

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Curso de Técnico em Taekwondo FETESP - 2012



 
São Paulo, 05/02/2012 - CURSO DE TÉCNICO DE TAEKWONDO - 2012








Fonte: FETESP


DATA:05 de fevereiro de 2012
LOCAL: Colégio Nova Geração
PARTICIPANTES: 130 Participantes

Prezados Colegas,

É com grande prazer que trago a vocês um pequeno resumo do relatório do único curso de técnico em Taekwondo realizado pela Federação de Taekwondo do Estado de São Paulo (FETESP) no último dia 05/02/2012, o qual tive a honra de participar do mesmo, juntamente com os demais professores e mestres.

O curso iniciou às 9 horas com a abertura oficial feita pelo Ms. Donizeti Reinaldo da Silva (vice-presidente e diretor-técnico da FETESP) explanando sobre o sistema e calendário das etapas paulistas. Logo após a abertura, o Ms. Lucas fez uma palestra sobre as modificações nas regras de competição estaduais, falando principalmente sobre a utilização dos cartões.

No meio da palestra do Ms. Lucas marcou a presença no local o GMs. Kim juntamente com o GMs. Carlos Fernandes, presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), que deram as boas vindas aos presentes.

Às 10 horas teve início a aula do Dr. Raul Cavalcanti, sobre Primeiros Socorros nos casos de acidentes que possam ocorrer em situações de treino ou competições – parada cardíaca e traumas em tendões, músculos e ossos (distensões, rompimentos, luxações, fraturas, etc.), assunto de extrema importância para todos.

Após um breve intervalo, o Dr. Raul fez uma breve apresentação sobre a biomecânica dos movimentos do atleta.

Às 12h15min houve o intervalo para almoço, no qual o Sr. Marcos Rebello, responsável pelo sistema, ficou à disposição para todos os que quisessem tirar dúvidas a respeito do Sistema Integrado de Informática da FETESP (SIIF).

Após o almoço, às 14 horas, o Ms. Junior Massa fez uma breve palestra sobre as modificações nas regras de competição da FETESP, complementando a do Ms. Lucas, falando sobre as punições nas competições, sobre o comportamento dos técnicos nas competições e enfatizando o respeito mútuo entre técnicos árbitros.

Teve início então um seminário do Ms. Kyong Hoon Kim (campeão Olímpico 2000 categoria pesado e Professor de Universidade Han-Jung) que, devido ao grande número de participantes, optou por fazer uma aula expositiva ao invés de prática. A aula iniciou com uma exposição sobre como executar e ensinar os movimentos básicos de chutes e Steps.

Durante o intervalo da aula, os irmãos Jean, Steven e Diana Lopez, campeões mundiais acompanhados pelo Gms KIM estiveram presentes no local e após uma breve introdução realizamos um encontro não programado, com Mestre Alyson Yamaguti como interprete, foi aberta a oportunidade de perguntas a todos os participantes, as respostas do melhor cartel do mundo e treinador como forma motivacional para todos. A simpatia e interação dos Irmãos LOPEZ foram excepcional para as suas conquistas, tivemos a atenção de todos em tempo integral.

Nesse intervalo, foi feita uma homenagem típica brasileira aos irmãos Lopez e ao Ms. Kyong Hoon Kim, momento em que tiramos foto coletiva e tivemos um tempo para disponibilizar a família mais renomada do TAEKWONDO MUNDIAL para que todos pudessem tirar fotos individuais.

A segunda parte do seminário do Ms. Kyong Hoon Kim foi sobre os movimentos mais avançados, técnica de competição e a diferença técnica na utilização do colete eletrônico.

Ao final, o Ms. Donizeti Reinaldo da Silva falou avaliou e relatou o curso e o GMs. Kim encerrou oficialmente o curso, agradecendo a presença de todos.

O Curso de Técnico 2012 foi muito elogiado pelos participantes devido à relevância dos temas e o alto nível dos palestrantes.

Segue abaixo algumas imagens do evento.


Espero que gostem.


Um grande abraço a todos! 


































quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

1ª Etapa do Campeonato Paulista de Taekwondo - FETESP 2012


08/02/2012 - 1ª Etapa do Campeonato Paulista - 03~04 de MARÇO Ginásio PET (antigo CERET) 


 Fonte: http://fetesp.com.br/index.php?acao_noticias=noticia&acao=noticias&noticia_id_02=1903












Campeonato Paulista 1ª ETAPA OFICIO (CLIQUE AQUI)

FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO - ACADEMIA (CLIQUE AQUI)
Para fazer a inscrição coletiva o responsável deve LOGAR NO SISTEMA.
FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO - INDEPENDENTE (CLIQUE AQUI
A FETESP vem por meio desta, comunicar e publicar a todos os participantes da 1ª ETAPA DO CAMPEONATO PAULISTA 2012 a ser realizado no Ginásio PET (antigo CERET), medalha do evento e a alteração no cronograma.


ALTERAÇÃO DE PESAGEM EXTRA PARA ADULTO COLORIDA
03/03 (sábado) Gin. PET – CERET (1º dia, Faixas Coloridas)



13h às 14h Pesagem adulto colorida (prioridade aos que irão fazer Poom-se)
13h30min Inicio do Poom-se adulto colorida (realizar pesagem as 13h)
14h Inicio luta de adulto colorida


 

INSCRIÇÃO PARA 1ª ETAPA DO CAMPEONATO PAULISTA 2012



INSCRIÇÃO PELA ACADEMIA – Primeiramente você deverá fazer o LOGIN para efetuar a inscrição coletiva no sistema CLIQUE AQUI e faça já sua inscrição.



INSCRIÇÃO PELA INDEPENDENTE – CLIQUE AQUI e faça sua inscrição.




LISTAS


LISTA DE TÉCNICO 2012 - (CLIQUE AQUI)



MEDALHA OFICIAL CAMPEONATO PAULISTA 2012 
 



(Clique na imagem para ampliá-la)



Sem mais,


A FETESP

29º CAMPEONATO BRASILEIRO DE TAEKWONDO e 14º WORLD OPEN


29º CAMPEONATO BRASILEIRO DE TAEKWONDO e 14º WORLD OPEN


KYORUGUI: Individual – Duplas

HANMADANG: Poomse – Téc. de Quebramento – Musical – Hosinsul – Ativ. Lúdica – Etc.
 
2CURSO INT´L DE CAPACITAÇÃO DOS INSTRUTORES E MESTRES

Cartaz



































Data/ Local - Complexo de Esportes Elefantão – Atibaia - SP (a 60 km do centro da Capital)


Realização - WTA – World Taekwondo Alliance
Liga Nacional de Taekwondo / CBTI / Fax-fone: (+11) 3803-9460    T.:(+11) 9977-3350
R. Prates, 460 – s. 22 – Bom Retiro – 01121-000 – São Paulo (SP) - Brasil
documentosliga@gmail.com / www.tkd.com.br


Organização - Eq. Mestre White Wagner / Federação Pta de TKD
Mestre White (11) 7254-3875 vivo / 8744-2623 tim / e-mail: projetocidadaocampeao@yahoo.com

Campeonato Paulista de Taekwondo 2012 - (1ª Etapa - Mauá)

Posted: 15 Feb 2012 01:56 AM

paulista-2012 

Campeonato Paulista Tkd

Data26/02/2012 – domingo - das 8 às 18 h.

LocalGinásio Poliesportivo Celso Danie -  Rua Fábio José Delpoio, 128 – Vl. Noêmia - Mauá

Organização: Ass. Mauaense de Taekwondo Ms. Luiz Bezerra 
Info: 2862-2550 (academia)
8469-0219 (celular - Tim)
4544-5572 (residencial)


quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012



São Paulo, 10/02/2012
 
 
Resultados da rodada internacional










Olá Caros Colegas, boa tarde! 
No último dia 10, pela segunda vez, as atletas das equipes do Brasil, Argentina e Inglaterra se enfrentaram no ringue presente no Centro de Treinamento da CBBOXE no Clube Escola Santo Amaro/SP. As disputam que tiveram início às 20h, fizeram parte da preparação conjunta que visou o Campeonato Mundial de Boxe Feminino que acontecerá em maio, na China. Mais uma vez gostaria de parabenizar a todos da comissão e do Curso de Arbitragem, ao Professor Vanildo de Oliveira e ao Presidente Mauro da CBBOXE.
Os resultados desta segunda etapa de combates foram os seguintes:
51 kg- Nicola Adams (ING) 17:13 Paola Benavidez (ARG)
57 kg- Leonela Sánchez (ARG) 25:24 Clelia Costa (BRA)
60 kg- Roselaine Silva (BRA) 20:10 Amanda Coulson (ING)
60 kg- Chantelle Cameron (ING) 33:23 Dayana Sánchez (ARG)
60 kg- Adriana Araujo (BRA) 14:10 Natasha Jones (ING)
75 kg- Savannah Marshal (ING) 26:22 Roseli Feitosa (BRA)