sábado, 30 de junho de 2012

WGP KICKBOXING SÃO PAULO VEM AÍ!





 
O evento da CBKB, que vem pela primeira vez a São Paulo, acontece no próximo dia 7 de julho, no Ginásio Mauro Pinheiro, no Complexo do Ibirapuera.
 
 
 WGP KICKBOXING TRAZ COELHINHAS DA PLAYBOY PARA O RINGUE
 

 
 
 
O WGP Kickboxing, um dos principais eventos de luta em pé no Brasil, ganhou um reforço de "peso", além das sensacionais lutas da noite do dia 7 de julho, no Ginásio Mauro Pinheiro (Complexo do Ibirapuera). As ring girls do evento serão nada menos do que três Coelhinhas da Playboy.

Foram selecionadas para apresentarem o card da noite do WGP Kickboxing: Márcia Spézia, Thaíz Schmitt e Ana Lúcia Fernandes.

As Coelhinhas da Playboy prometem empolgar o público, mas não desviar a atenção dos lutadores.

A programação do WGP Kickboxing tem início às 20h, e ainda será transmitida ao vivo pelo Esporte Interativo e pelo Bandsports, com reprises no canal Combate.

Confira o card:

GP- K1 Rules categoria 85 kg
Luta 01- Fabio Cordovil (PR) X Alex Sandro Pereira (SP)
Luta 02- Clei Silva (RJ) X Alessandro Benacci (SP)

K1 Rules categoria 60 kg
Luta 03- Fernando Tevez (SP) X Eduardo Vieira (SP)

Full Contact categoria 75 kg
Luta 04- Jorge "Blade" Cesario (RJ) X Rafael Alan Kaiser (SP)

K1 Rules categoria 71,800 kg
Luta 05- Max Koubik (PR) X Alex Oller (SP)

K1 Rules categoria 75 kg
Luta 06- Rafael Teixeira (PR) X Juliano Juliani (SP)

K1 Rules categoria 78,100 kg
Luta 07- Diego Sebastião (Santos) X Thiago Michel (MG)

GP- K1 Rules categoria 85 kg
Luta 08- Final do GP


INGRESSOS - O público deverá trocar 2kg de alimento (não perecível) pela pulseira do WGP, já disponível nos seguintes locais de troca: Parque da Juventude (av. Zaki Narchi, 1.309 - Santana - segunda, quarta e sexta, das 15h às 17h30 e das 18h às 21h); Conjunto Desportivo Baby Barioni (rua Germaine Burchard, 451 - Água Branca - segunda, quarta e sexta, das 16h às 21h) e Academia Corporis (rua Bom Pastor, 1.091 - Ipiranga - segunda a sexta, das 16h às 21h).

A troca também poderá ser feita a partir da próxima segunda-feira, dia 2 de julho, no Ginásio Mauro Pinheiro (rua Abílio Soares, 1.300 - Paraíso - segunda, quarta e sexta, das 15h às 17h; segunda e sexta, das 17h às 19h; e quarta, das 19h às 21h).

O WGP Kickboxing tem o patrocínio de Adidas, Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. Parceiros de Mídia: VIP, Esporte Interativo, Bandsports e Combate. A realização é da Confederação Brasileira de Kickboxing, com supervisão da WAKO Pro.


Fonte:

Equipe CBKB 29-06-2012 

quinta-feira, 28 de junho de 2012

HISTÓRIA DO SANSHOU


Escrito por Kao Chian Tou  






         
“Sanshou” literalmente significa “mãos avulsas” em chines, que pode ser melhor entendido com o significado extendido de “golpes desferidos a mão livre e sem roteiro pré-determinado”. Deste termo se deriva o “combate com sanshou”, cuja abreviação é “sanda”. O torneio, por ser na maioria daz vezes realizado sobre um tablado, também se chamava pelo nome deste, o “leitai”.
Os registros hitóricos sobre formas afins são bem antigos, embora as chamassem por variados nomes.
 
A “Edicão ‘Jia’ das Varetas com Inscrições Descobertas em Juyan” (Juyan Hanjian Jia Pian) menciona “combatendo em shanhou e luta livre”. Estas varetas se datam da dinastía Han (206 aC a 260 AD); aqui se trata de uma das primeiras aparições do termo “sanshou” num registro de importancia. Nesta dinastía, as técnicas de luta com e sem quedas eram consideradas modalidades distintas, no entanto era comúm um mesmo lutador as dominar simultaneamente. Relatos durantes as dinastías Sui (581 a 618), Tang (618 a 907) e Song (960 a 1297) fornecem evidencias de que ambas as técnicas, com e sem quedas, eram usadas num mesmo torneio.
Pode-se concluir que a forma de combate a mão livre da arte marcial popular chinesa sempre esteve presente e vinha sendo documentada ao longo da história deste país. Em épocas mais recentes, ela passou por fases diferentes, bastante relacionadas à realidade em que a China vivía, sob governos impotentes diante de agressões estrangeiras; posteriormente, com a globalização, junto com as demais modalidades de wushu, ganhou forças para se tornar uma modalidade dentro dos conceitos atuais.
          
Na segunda metade do século XIX e no início do século XX, várias revoltas populares na China se utilizaram das habilidades marcias, inclusive a mão livre, que se tornaram uma das principais características aparentes destas revoltas. Nesta fase, o wushu como um todo adquiriu, de forma mais acentuada, certas características religiosas, místicas ou mesmo supersticiosas.
          
 
 
 
 
Com a Revolucão de 1911 foi fundada a república, no entanto a China continuava a sofrer das mesma dificuldades da época do império. No período da república, o wushu passou a ser associado fortemente ao espírito de patriotismo na China e a sua manifestação prática, o combate, passou a ter um significado especialmente relevante. Várias tentativas de modernização ou inovação foram empreendidas.
          
Em 1908, a “bravura a mão livre” (quanyong) foi incluída no currículo do Liceu de Educação Física de Chongqing (Chongqing Tiyu Xuetang).
Em 1909 foi fundada em Shanghai a Associação Desportiva Jingwu (Jingwu Tiyuhui), por iniciativa privada. Nela se incentivou a incorporação dos conhecimentos modernos sobre o esporte na arte marcial e a padronização e sistematização tanto das formas (rotinas) como dos métodos de treino e extenso material didático foi publicado. Também se incentivou a utilização de fotografías como ferramenta de arquivo técnico.
         
Em 1911 foi lançada a versão “Wushu Moderno” (Xin Wushu), incorporando vários conhecimentos do treinamento militar da época e possuía uma subdivisão chamada de “socos e chutes” (quanjiao) em que se permitiam ataques com cotovelo e joelho. No entanto esta versão não durou mais que vinte anos.
 
Em 1928, a Academia Central de Guoshu da China promoveu a Primeira Prova Nacional de Guoshu, incluindo o torneio de “chutes e socos no tablado” (quanjiao leitai). Outras provas foram promovidas subsequentemente. Com o desenrolar da guerra de resistencia contra a invasão japonesa, esta academia perdeu força, vindo a se fechar às vésperas da Libertação (Revolução de 1949). Os maiores méritos da Academía Central foram as tentativas de se enquadrar o wushu (inclusive o combate) em moldes modernos, com regras de competição e protetores, promover o desenvolvimento e a difusão do wushu através do apelo de patriotismos e a participação massiça dos militares que trouxe muita vitalidade e objetividade à parte aplicada. Várias academías oficiais também foram fundadas nos anos de 1930 e 1940 nas províncias, tendo algumas delas desempenhado um papel de importancia na história do wushu, sempre com enfase em combate.
 
Em 1929, nas regiões administradas pelos comunistas na China, se fundou um orgão responsável pela promoção do wushu, incluindo a modalidade de combate.       
 
Após a Revolução de 1949, o regime nacionalista da China se refugiou para a província insular de Taiwan, onde, como tradição herdada da Academía Central e suas filiadas, a aplicação prática do wushu sempre foi muito valorizada. Em 1956 se realizou o primeiro campeonato da pós-revolução na região sob administração nacionalista e o torneio de combate sempre foi parte principal destes campeonatos que duram até os dias de hoje. No entanto, em função de considerações técnicas e estratégicas adotadas, os regulamentos sempre tiveram preocupações excessivas, e por isso inadequadas de acordo com a opinião de uma boa parcela de pessoas, limitando o desenvolvimento pleno desta modalidade.
          
No Sudeste Asiático, também como influencia da Academía Central da China, de Taiwan e de Hong Kong, houve uma tentativa de se promover a modalidade de combate através de torneios internacionais sob o nome de “leitai”. O primeiro evento aconteceu em 1969 e o esforço seguiu ao longo dos anos de 1970. Também o receio de acidentes restringiu bastante seu desenvolvimento duradouro. Outros fatores limitaram o sucesso desta iniciativa, eles teríam sido a ausencia de apoio e reconhecimento oficiais, custo relativamente alto das despesas de viagens internacionais comparado ao poder aquisitivo da época e o fato do evento ter sido promovido entre países e regiões com uma população total relativamente pequena.
          
Na parte continental da China, após a Revolução de 1949, se realizou primeiro campeonato nacional de wushu em 1953, do qual a prova de sanshou fez parte. No entento, na segunda metade dos anos de 1950, em consequencia de um acidente mortal num torneio de boxe, se decidiu que os torneios das modalidades de contato sejam suspensos temporáriamente. Em seguida esta região da China se envolveu em conturbações políticas que duraram até 1976 e as atividades desportivas e de artes marciais práticamente foram paralisadas. Em 1978 as autoridades decidiram retomar as atividades de sanshou e, no ano seguinte, tres entidades de ensino superior reiniciaram os trabalhos de pesquisa e ensino de sanshou. Em 1979 houve um campeonato com caráter de demonstracao. Em 1981 se iniciou o trabalho de elaboração do regulamento de sanshou junto com um campeonato experimental. Estes campeonatos prosseguiram por alguns anos. A primeira versão deste regulamento foi adotada oficialmente em 1983. Em 1985 se relaizou o primeiro campeonato de sanshou da Polícia Militar da China, que se prosseguiu em eventos anuais. Em 1987 sanshou se tornou modalidade reconhecido pelo Comite Nacional de Esportes da China.
          
Fora da China, principalmente nos países do Ocidente e do Sudeste Asiático e desde o fim da Segunda Guerra Mundial, o wushu sempre esteve presente como modalidade amadora, tendo sido introduzido pelos imigrantes de origem chinesa. A aplicação prática, neste caso, permaneceu dentro dos conceitos populares da época em que seus introdutores saíram da China e era fortemente influenciada pelo regionalismo que predominava em cada caso. Estes conceitos não necessáriamente eram objetivos ou científicos e vieram a sofrer mudanças mais significativas somento no fim da década de 1980 quando a China tomou a iniciativa de promover wushu a nível internacional; mesmo assim a mudança não foi genérica.
         
 
 
 
Em 1988, se realizou o Primeiro Festival de Wushu da China e o Terceiro Campeonato Internacional Invitacional de Wushu em Hangzhou, China, durante o qual a prova de sanshou contou com a participação de atletas provenientes de 15 países. O Brasil participou através da Academía Sino-Braisleira de Kungfu. 
 
Em 1989 se ralizaram o Primeiro Campeonato Nacional de Sanshou na China e a prova de sanshou em Estocolmo como parte do Terceiro Campeonato Europeu de Wushu. Em 1991 sanshou foi modalidade de demonstração no primeiro Campeonato Internacional de Wushu em Beijing e em 1993 passou a ser modalidade oficial no segundo Campeonato Internacional de Wushu, em Kuala Lumpur. A primeira Copa Mundial de Sanshou se realizou em 2002, em Shanghai. Em 2001 a China iniciou edições anuais de Kungfu Super King, um evento profissionalizante, no qual muitos atletas estrangeiros de outras artes marciais lutaram sob convite.      
 
Na primeira metade do século XX, vários praticantes de wushu se destacaram como exímios lutadores, entre eles: Huo Yuanjia, Wang Ziping, Gu Ruzhang, Zhu Guozheng e Wan Laisheng, a maioria deles era vinculada à Academía Central da China. Da geração seguinte, além do nome Cai Longyun que merece ser mencionado, os alunos das academías oficiais tiveram o maior destaque. Desde o fim da década de 1970, várias gerações de atletas chineses e de outros países contribuíram com suas participações em respectivas épocas. Dos melhores lutadores chineses estão os seguintes nomes: Tong Qinghui (segunda metada dos anos 70 até meado dos anos 80), Zhuang Hai (ao longo dos anos 80), Chen Chao (anos 90) e vários de uma geração mais recente no inicio dos anos de 2000: Geri Letu, Li Jie, Zhao Zilong, Xue Fengqiang, Qiao Xiaojun, Baoligao e Liu Hailong. Após estes, várias safras novas surgiram. Do Brasil devemos salientar os seguintes nomes: James Ayres (primeiro campeão mundial brasileiro/1991), Luiz Carlos Pessanha (vice-campeão mundial/1991), Eduardo Fujihira (único detentor de títulos de campeão mundial de wushu e de kuoshu), Emerson de Almeida (Kung Fu King 85 kg/2008), Roberto Neves, Edson Aparecido da Silva, Ariana Ortega e Ana Fátia, entre outros. Atualmente os países com melhor nível de sanshou são China, Vietnam, Coréia, Rússia, Irã, Egito e Brasil.
         
Ao combate de wushu sempre se atribuíam quatro tipos de técnicas de ataque, a saber: o bater, chutar, projetar e imobilizar e a defesa contra estas. Apesar da enfase mais ou menos acentuada sobre parte delas em períodos diferentes e da formação de uma modalidade separada somente de quedas, estas técnicas permanecem como a essencia de sanshou, complementadas por esquivas e pelo resultado de treinos para o aumento de folego e resistencia a golpes. Atualmente a imobilização não é permitida na maioria das versões de torneio de sanshou. Além das técnicas, há outros ingredientes considerados primordiais: velocidade, precisão e potência.
 
Desde cedo se discutiu muito e analisou a adoção ou não de protetores e o tipo a ser adotado. Na Primeira Prova Nacional, não se usavam protetores no torneio de “leitai”, no entanto na Segunda Prova Nacional os protetores já havíam sido adotados. Variados tipos de equipamentos foram experimentados ao longo do tempo e hoje, dependendo da modalidade, se adota um ou outro. Pode-se afirmar que a versão mais difundida de sanshou, em vários aspectos (organizacional, técnica, de regulamento, participação e difusão etc.) é a da International Wushu Federation-IWUF e da Copa Mundial de Sanshou, enquanto as versões adotadas pelo Kungfu King e Art of War na China, eventos profissionalizantes, são as mais evoluídas. A primeira usa ringue aberto, capacete aberto, colete, luvas inteiras, protetor de dentes, e coquilha. A segunda adota ringue cercado, luvas inteiras, coquilha e protetor de dentes enquanto o último, ja no ambito de MMA, adota apenas luvas com dedos expostos e protetor de dentes.
         
Com o esforço contínuo para aperfeiçoamento empenhado pela corrente principal liderada pela IWUF e suas afiliadas, com a interação cada vez maior do sanshou com outras modalidades de contato e com a inclusão de conhecimentos modernos de ciencias tais como biomecanica, medicina e administração, o sanshou busca um caminho de evolução saudável e douradouro que o transforme numa combinação racional de arte milenar chinesa e modalidade moderna. Este esforço só terá sucesso se a criatividade, bom senso, respeito à tradição, senso de responsabilidade e conhecimento academico desempenharem seu devido papel.
         
A inclusão do wushu como evento paralelo nos Jogos Olímpicos de Beijing em 2008 é um reconhecimento do esforço que a comunidade de wushu vinha fazendo ao longo de muitos anos e constitui um grande incentivo. O Brasil esteve sempre presente a partir do primeiro momento em que tais esforços entraram no campo internacional. A Confederação Brasileira de Kungfu/Wushu está determinada a seguir trilhando o mesmo caminho que seus fundadores optaram, trabalhando em conjunto com a IWUF em prol do wushu.
 
 
Fonte:
 

quarta-feira, 27 de junho de 2012

CBKB fecha under card do WGP SP para 07 de julho

Com a confirmação de duas lutas preliminares, CBKB confirma 11 lutas para a noitada






Com a inclusão de duas lutas no under card, CBKB fecha o card preliminar e principal para a maior edição do ano. As muitas novidades programadas prometem levar um grande público ao Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro do Ibirapuera, que abrirá seus portões a partir das 19h00, sendo que a abertura oficial do evento está prevista para as 20h00. Transmissão ao vivo pelo Bandsports e Esporte Interativo, 08 reprises programadas pelo Combat e cobertura da revista Vip são algumas das atrações confirmadas. Além disso, uma banda será a responsável em tocar ao vivo as músicas de entrada de cada atleta que terão ainda a boa companhia das coelhinhas da Playboy, que serão as ring girls oficiais do evento.

"O WGP, em pouco tempo, alcançou a liderança dos eventos de Kickboxing no continente e isso é só o começo. Podem contar. A CBKB está apostando alto no circuito pró, pois entende que seus atletas amadores devem e podem alcançar o status de participar de todos os circuitos mundiais da modalidade e somente com um forte circuito continental, isso será possível", sintetizou o mestre Paulo Zorello, presidente da entidde.
O evento, que conta com o convênio da Selj- Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do estado de São Paulo, fecha o semestre realizando a maior edição já produzida desde sua primeira, em agosto do ano passado, e promete muito mais emoção para o semestre seguinte, com a realização das três seletivas oficiais para o It´s Showtime, de 10 de novembro.A primeira já está confirmada para Maringá em 25 de agosto, nas categorias 70kg e 77kg. A entidade lembra ainda que os vídoes dos atletas que querem participar das mesmas devem ser enviados pra o prof. Guto Nasser ( guto.nasser@hotmail.com)

Veja o card:

CARD WGP 5
07 de julho de 2012
Ginásio Mauro Pinheiro – São Paulo

UNDER CARD
Luta 1 – Low Kicks 62,3 Kg
Paulo Tebar (São Paulo)   X  Marcos Vinicius (Piraju)

Luta 2 – K1 Rules 62,3 Kg
Everaldo Filho (São Paulo)  X  Alessandro Julio (Itu)


CARD EVENTO PRINCIPAL

GP K1 Rules, categoria 85 KG
Luta 1- Fabio Alberto (PR)   X   Alex Sandro Pereira (SP)

Luta 2 – Clei Silva (RJ)   X   Alessandro Benacci (SP)

Luta 3 – K1 Rules 60 Kg
Fernando Tevez (SP)   X   Eduardo Vieira (SP)

Luta 4 – K1 Rules 81,4 Kg
Paulo Goes (SP)   X   Cesar Almeida (SP)

Luta 5 – K1 Rules 71,8 Kg
Max Koubik (PR)   X   Alex Oller (SP)

Luta 6 – Disputa de Título Brasileiro
Full Contact 75 Kg
Jorge “Blade” Cesario ( RJ)   X   Rafael Kaiser (SP)

Luta 7 – K1 Rules 75 Kg
Rafael Teixeira (PR)   X   Juliano Juliani (SP)

Luta 8 – K1 Rules 78,1 Kg
Diego Sebastião (SP)   X   Thiago Michel (MG)

Luta 9 – Final do GP K1 Rules 85 Kg


Fonte:

Equipe CBKB publicada em 21-06-2012

Próximos Eventos de Artes Marciais chancelados pela FEPLAM











Curso de Massagem Terapeutica para Artes Marciais







MINISTRADO PELO MEDICO ESPECIALISTA EM MEDICINA CHINESA LI YI MIN

Investimento: R$45,00

Endereço:
 
Av: Floriano Peixoto 834 Sala 01 Centro Uberlândia
 

Informações: (34)3236-7491 Academia Wu Shu Kuan



Fonte:

http://www.facebook.com/events/254814821298234/

quarta-feira, 20 de junho de 2012

I Workshop Internacional de Judô e Jiu-Jítsu





 
 
 
Será realizado no Paraná o I Workshop Internacional de Judô e Jiu-Jítsu. Os interessados que desejarem mais informações sobre o evento, podem efetuar contato pelo e-mail: workshopdelutas@hotmail.com

Para mais informações, basta visualizar o Banner do evento logo acima.

Mundial de Jiu-Jitsu Esportivo 2012






Data: 19, 20, 21 e 22 de Julho.
Local: Ibirapuera - Ginásio " Mauro Pinheiro"

Dias de disputas:

19 de julho - quinta-feira: Seletiva para os atletas que não tem vaga para o Mundial e categoria ABSOLUTO;
20 de julho - sexta-feira: disputas de faixas-marrons e pretas;

21 de julho - sábado: disputas de faixas azuis e roxas;
22 de julho - domingo: disputas de brancas, infantis e infanto-juvenis "a" e "b" branca e colorida.


Válido  as categorias, desde Infantil à Super Sênior, da faixa-branca à faixa-preta.

Atletas que já possuem vaga:
- Atletas obteveram até a quarta colocação em evento oficias do calendário CBJJE 2011 e 2012;
- Atletas que obteveram até a quarta colocação de eventos estaduais de Federação ligadas à CBJJE;
- Atletas que tenham até 15 anos de idade;
- Atletas faixas-brancas e faixas-pretas.

Inscrições:

Inscrições até 18/Junho:
R$ 125,00 – categoria
R$ 50,00 – absoluto

Inscrições até 04/Julho:
R$ 150,00 – categoria
R$ 70,00 - absoluto

Atenção! Será obrigatória a apresentação da carteirinha de filiação no dia do evento, saiba como se filiar clicando AQUI.

Pagametno de boleto feitos erroneamente não serão devolvidos!
A CBJJE não realiza absolutos na faixa-branca.

 Premiação Absolutos:

Adulto Preta Masc.: R$ 5.000,00
Adulto Marrom Masc: R$ 3.000,00
Adulto Roxa Masc.: R$ 2.000,00
Adulto Azul Masc.: R$ 1.000,00

Máster Preta Masc: R$ 1.500,00
Sênior Preta Masc: R$ 1.000,00
Adulto Preta Fem.: R$ 1.000,00


Máster Marrom Masc: R$ 1.000,00
Sênior Marrom Masc: R$    700,00
Máster Roxa Masc:     R$    900,00
Sênior Roxa Masc:     R$     600,00
Máster Azul Masc:     R$     800,00
Sênior Azul Masc:     R$      500,00
Feminino e Juvenil Azul R$ 500,00

*Outras categorias de absoluto: o vencedor recebe troféu.
**Mínimo de 10 inscritos para valer a premiação e mínimo de 4 inscritos para gerar a chave do absoluto.

Atenção atleta: a filiação será obrigatória, para saber como se filiar clique AQUI.

A data limite para os documentos chegarem no escritório da CBJJE é dia 28/06/2012. Lembrando que as filiações podem ser enviadas via correio e também no e-mail filiacaocbjje@gmail.com obedecendo também a data limite de 28/06/2012. Filiações enviadas para qualquer outra e-mail NÃO serão aceitas.

Certifique-se de que está enviando TODOS os documentos necessários, pois filiações que chegarem faltando documentos não serão emitidas carteirinhas e o depósito não será devolvido!
Filiações recebidas após dia 28/06/2012 não serão válidas!

O atleta que não estiver filiado no dia do evento será desclassificado.

 A CBJJE não estornará pagamentos feitos erroneamente, fora do prazo e etc.

* Alojamento: Ibirapuera (11) 3887 5519  ou 3887 0411
Maiores informações:
(11) 29724828 | (11) 29794544

Fonte:


Cafeína: Quanto é muito por dia?






 
A cafeína tem suas vantagens, mas pode causar problemas também. Descubra o quanto é demais e se você precisa limitar seu consumo.
Algumas pessoas dependem da cafeína para se manter acordado e em atividade. A cafeína estimula o sistema nervoso central, aliviando a fadiga, aumentando a vigília, e melhorando a concentração e foco.
Bebidas e alimentos que contêm cafeína
 




Inúmeros são as bebidas e alimentos contendo cafeína. Café e derivados são os mais conhecidos; outros: chás, refrigerantes com cafeína,  chocolates e derivados, sorvetes ou iogurtes de café, Chicletes de café, balas de café, alguns produtos de nutrição esportiva, energéticos, e mesmo medicamentos analgésicos e estimulantes.

Quando considerar diminuir ou cortar a cafeína?
Para a maioria dos adultos saudáveis, doses moderadas de cafeína - 200 a 300 miligramas, ou cerca de 2 a 4 xícaras de café por dia - não são prejudiciais. Mas em algumas circunstâncias, podem justificar a limitação ou até mesmo a necessidade de abolir a cafeína da sua dieta. Leia mais para ver se algum destes se aplicam a você.

Se você beber 4 ou mais xícaras de café por dia
Embora o consumo moderado de cafeína não seja susceptível de causar danos, em excesso pode levar a alguns efeitos desagradáveis. A utilização diária de cafeína - mais de 500 a 600 mg por dia - pode causar:
     *insônia
     *nervosismo
     *inquietação
     *irritabilidade
     *”mal-estar” estomacal
     *batimento cardíaco rápido (arritimia cardíaca)
     *tremores musculares

Mesmo um pouco faz você tremer
Algumas pessoas são mais sensíveis à cafeína do que outras. Se você é suscetível aos efeitos da cafeína, apenas pequenas quantidades - até mesmo uma xícara de café ou chá - pode levar a efeitos indesejáveis, tais como o nervosismo e problemas de sono.
Como você reage a cafeína pode ser determinada em parte pela quantidade de cafeína que você está acostumado. As pessoas que não bebem regularmente café tendem a ser mais sensíveis aos seus efeitos negativos. Outros fatores que podem interferir inclui massa corporal, idade, uso de medicamentos e condições de saúde, como transtornos de ansiedade. Pesquisas também sugerem que os homens sejam mais suscetíveis aos efeitos da cafeína do que as mulheres.

Você não está dormindo o suficiente
  
A maioria dos adultos precisa de sete a oito horas de sono a cada noite. Mas a cafeína pode interferir com este sono muito necessário. Cronicamente a perda do sono - seja devida ao trabalho, viagens, stress ou excesso de cafeína - resulta em privação de sono. A perda de sono é cumulativa, e até mesmo pequenas diminuições podem juntar-se e perturbar o seu estado de alerta diurno e desempenho.
Usando a cafeína para mascarar a privação do sono pode criar um ciclo indesejável. Por exemplo, você toma bebidas cafeinadas, porque você tem dificuldade em permanecer acordado durante o dia, mas a cafeína impede de adormecer à noite, encurtando o tempo de você dormir.

Você está tomando certos medicamentos e suplementos





Certos medicamentos e suplementos naturais podem interagir com a cafeína. Aqui estão alguns exemplos.
Alguns antibióticos. Ciprofloxacina e norfloxacina - tipos de medicamentos antibacterianos - podem interferir com a decomposição da cafeína. Isso pode aumentar o tempo que a cafeína permanece no organismo e amplificar seus efeitos indesejáveis.
Teofilina. Este medicamento - um broncodilatador - tende a ter alguns efeitos similares à cafeína. Ingerindo junto com alimentos e bebidas contendo cafeína pode aumentar a concentração de teofilina no sangue. Isto pode causar efeitos adversos, como náuseas, vômitos e palpitações cardíacas.
Equinácea. Este suplemento de ervas, que às vezes é usado para prevenir resfriados ou outras infecções, pode aumentar a concentração de cafeína no sangue e pode aumentar os efeitos desagradáveis da cafeína.
Fale com o seu médico ou farmacêutico sobre se a cafeína pode afetar os seus medicamentos. Ele ou ela pode dizer se você precisa reduzir ou eliminar a cafeína de sua dieta.

Para mudar o seu hábito de ingerir cafeína de forma mais gradual, tente essas dicas:
Manter vigilante. Comece a prestar atenção para a quantidade de cafeína que você está ingerindo a partir de alimentos e bebidas. Pode ser mais do que você pensa. Leia os rótulos cuidadosamente. Mesmo assim, a sua estimativa pode ser um pouco abaixo porque nem todos os alimentos ou bebidas contendo cafeína traz escrito na lista de seu rótulo.
Diminuir a quantidade. Mas fazê-lo gradualmente. Por exemplo, beber uma lata de refrigerante a menos ou beber um pequeno copo de café a cada dia. Ou evitar a ingestão de bebidas cafeinadas no final do dia. Isso ajudará o seu corpo a se acostumar com os baixos níveis de cafeína e reduzir os efeitos potenciais de privação.
Usar descafeinado. A maioria das bebidas sem cafeína apresentam o mesmo sabor que os seus homólogos contendo cafeína.
Encurtar o tempo de infusão ou usar chás de plantas sem cafeína. Quando fizer o chá, diminua o tempo de infusão. Isso reduz o seu teor de cafeína. Ou escolha chás de ervas que não contêm cafeína.
Verifique o frasco. Alguns analgésicos contêm cafeína - tanto quanto 130 mg de cafeína em uma dose. Se necessário, use analgésicos que não contenham cafeína.

A cafeína pode fazer parte da sua rotina 

Se você for como a maioria dos adultos, a cafeína faz parte da sua rotina diária. E na maioria das vezes isto não representa nenhum problema de saúde. Mas você deve estar atento a essas situações em que você precisa reduzir o seu hábito de consumir cafeína.

Fonte:
Elaborado por Dr. Sílvio Marques Pessoa CRM 16032

Notícias sobre o universo MMA

 Notícias sobre o Badboy Paulo Thiago


O Badboy Paulo Thiago se impressiona com simulador de tiro

O lutador do UFC e soldado do Bope de Brasília Paulo Thiago passou dois dias em São Paulo para um intercâmbio tático com o GER (Grupo Especial de Resgate) da Polícia Civil de SP. À convite do coordenador do Cássio Cardosi, que também é faixa-preta de Jiu-Jitsu, o “caveira” ministrou na quinta-feira (14) um seminário técnico de MMA e da arte suave além de um treinamento de defesa pessoal com armas.


Durante o treinamento o grupo recebeu a visita do campeão dos pesos pesados do UFC Junior Cigano dos Santos. “Legal ver a união entre as policias de todo o Brasil, nunca atirei na minha vida e quero voltar para conhecer o estande de tiro” disse Cigano.


“Procurei mostrar técnicas de imobilizações para se houver necessidade do combate corporal evitando o disparo de arma letal e sempre protegendo seu equipamento, além de um treino de Jiu Jitsu e MMA que contou com vários policiais faixas pretas no tatame, foi muito produtivo esse primeiro dia”, afirmou Paulo Thiago.


Na sexta-feira (15) foi a vez do “caveira” passar pelos treinamentos propostos pelo GER, em um treinamento de rapel com situações de alto estresse e resgate de reféns no prédio da Polícia Civil que fica na região central de São Paulo.


À tarde aconteceram os treinamentos de tiro na ACADEPOL (Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo) que fica na cidade universitária da USP. Paulo Thiago teve acesso ao novo estande de tiro virtual importado dos Estados Unidos avaliado em mais de quatro milhões de dólares, que reproduz imagens, sons e situações reais em alta definição. Depois foi a vez do lutador mostrar suas habilidades no estande de tiro real.


“É impressionante a alta tecnologia desse simulador. As armas e as reações são reais, sem falar dos novos armamentos que estão sendo usados pela Polícia Civil de São Paulo. Estou muito feliz pela oportunidade desse intercâmbio e gostaria de agradecer ao Comandante Geral da Polícia Militar do Distrito Federal por ter me liberado e a todos do GER, que me receberam e me trataram como um rei”.

Fonte: Tatame


A vida de José Aldo virará Filme



A vida do campeão do UFC José Aldo chegará às telas de cinema e o ator Malvino Salvador está treinando pesado para ser o lutador em “Vale Tudo”. Essa semana, Malvino, que é faixa azul de jiu jitsu, visitou o centro de treinamento da Nova União, no Rio de Janeiro, e aprendeu com atletas como Renan Barão, Ronnys Torres e outros.

O ator disse que os dois tiveram trajetória semelhante. Ambos nasceram em Manaus e mudaram para o Rio em busca de oportunidades na carreira. As filmagens estão programadas para começar ainda em 2012. No mesmo período, deve ser lançado o documentário sobre MMA “Lutando para vencer” . O filme está sendo rodado no Brasil, Estados Unidos e Europa, e tem entrevistas com ícones do esporte, como Urijah Faber, Kenny Florian e o apresentador do UFC Bruce Buffer.




Malvino Salvador com Renan Barão no centro de treinamendo da Nova Uniao  (Foto: Leandro Lima)



O ator e o lutador Ronys Torres.


José Aldo e Malvino na Refinaria de Manguinhos no fim do ano passado.




O técnico André Pederneiras (centro), José Aldo e sua mulher com o diretor e ator do filme. (Nov. 2011)


Fonte:

http://upperbrasil.com/2012/05/malvino-salvador-treina-pesado-para-viver-jose-aldo-no-cinema/ 

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Artigo sobre avaliação psicológica e fisiológica de atletas de TKD


Int J Sports Physiol Perform. 2012 Jun 13. [Epub ahead of print]
 

Physiological vs Psychological Evaluation in Taekwondo Elite Athletes

 

Source

 
Department of Human Movement and Sport Sciences, University of Rome "Foro Italico", Rome, Italy.

Abstract

 

 PURPOSE:

To anticipate outstanding athletic outcomes the selection process of elite athletes simultaneously considers psycho-physiological and technical parameters. This study aimed to investigate whether Selected and Not Selected athletes for the Italian National taekwondo team could be discriminated by means of sport-specific performances, and psycho-physiological responses to training.
 

METHODS:

Five established Italian National athletes and 20 elite Italian taekwondo black belt athletes (9 females, 16 males; age: 23.0±3.1yrs; body mass: 67.0±12.1kg) participated in this study. To update the Italian National team roster, the 20 elite athletes participated in a 1-week selection camp (7 training sessions). Selected athletes (n=10) joined Established National athletes during the following 3-week National training period (7 training sessions.week-1). During the 1-week selection camp, differences (p<0.05) between Selected and Not Selected athletes in performances, heart rate responses, blood lactate accumulation [La], subjective ratings of perceived exertion (session-RPE), and mood were examined. During the 3-week national training period, differences (p<0.05) in mood between Selected and Established National athletes were investigated.
 

RESULTS:

With respect to Not Selected athletes, Selected athletes responded better to training in terms of session-RPE (p=0.047), and [La] (p = 0.046). No difference in performance and mood between subgroups emerged. After the 3-week National training period, differences (p=0.035) emerged for confusion, with decreases in the Established National athletes and increases for recently Selected athletes.
 

  CONCLUSIONS:

Session-RPE and [La] seem to be more effective in discriminating between elite taekwondo athletes than psychological measures. Evaluation of mood could be effective in monitoring the athlete's response to National training.
 
Fonte:
 

terça-feira, 12 de junho de 2012

Entrevista com Shihan Seiji Isobe


O chefe da Organização Sulamericana de Karate Kyokushin, Shihan Seiji Isobe, voltou a ser notícia no universo de artes marciais ao receber o oitavo dan das mãos do diretor mundial do estilo, Kancho Shokei Matsui. A cerimônia aconteceu durante o IV Mundial por Peso, em agosto, no Japão.
 
Agora, o responsável pela vinda do Kyokushin ao Brasil é um dos seis faixas pretas mais graduados do mundo, já que o nono dan é concedido apenas postumamente, e o décimo grau é graduação exclusiva do fundador do estilo, no caso, Mestre Masutatsu Oyama.
 
Na entrevista que concedeu ao site da Matriz, Shihan Isobe falou sobre a emoção de receber o 8º dan e suas perspectivas para o Kyokushin brasileiro.
Joana Matushita

O senhor já esperava a promoção para o 8º dan?
Para mim foi uma surpresa. Imaginava que o oitavo dan pudesse vir em 2011, com a eventual conquista do bicampeonato Mundial de Kyokushin. Não esperava agora.

O que muda?
Em termos práticos, não muda nada. O sentimento é que é diferente. A responsabilidade por manter o nível de 8º dan é grande. No mundo, havia, até então, apenas cinco pessoas com essa graduação: Kancho (Shokei) Matsui, Shihan (Yuzo) Goda, Shihan Bobby Lowe, Shihan Loek (Hollander) e Shihan Peter Cheong. Agora, sou o 8º dan mais jovem depois de Kancho Matsui.

O senhor já formou dois campeões mundiais e, agora, alcançou a graduação máxima do Kyokushin. Ainda tem algum sonho a realizar?
Sempre há sonhos a serem realizados. É como escalar uma montanha ou subir uma escada: você se propõe a chegar até uma certa altura, achando que se dará por satisfeito, mas quando você chega lá, quer ir mais alto. Um dos meus sonhos é conquistar o bicampeonato mundial com o atleta Ewerton Teixeira. Esse feito já foi alcançado pelo Japão, com Makoto Nakamura, que venceu o segundo e o terceiro mundiais. Quero, então, ir além e fazer como disse o mestre (Masutatsu) Oyama: o verdadeiro campeão vence três vezes seguidas.

O tricampeonato também viria com Ewerton Teixeira?
Não necessariamente, já que o Mundial Aberto acontece a cada quatro anos. Vou me esforçar até conseguir trazer o tricampeonato para o Brasil. De qualquer jeito.
Meu outro grande sonho é construir aqui uma espécie de escola de Karate Kyokushin. A diferença em relação a uma academia seria a existência de um calendário letivo, tal como nas escolas de ensino pedagógico, com período determinado para matrícula, avaliação, etc. O primeiro ano seria usado para graduar o aluno até a faixa verde. No segundo ano, o aluno pegaria a faixa marrom e, no terceiro, a preta. No quarto ano, o aluno poderia escolher entre seguir a carreira de atleta, instrutor, lutador profissional, administrador – e abrir uma academia – ou, ainda, seguir como aluno “normal”. O quinto – e último – ano serviria para consolidar a formação do aluno de acordo com a opção escolhida.

Sua promoção de faixa aconteceu durante o Mundial por Peso, em que a equipe brasileira teve um desempenho aquém do esperado. O que houve?
Esta é a vida. O ideal é que tudo aconteça como planejado. No caso do Mundial por Categoria, o ideal era voltarmos do Japão com quatro campeões. Mas a vida não é assim. Temos que reconhecer a derrota e preparar atletas para os próximos campeonatos. Em tudo na vida há o que chamo de “fator alfa”. É algo que não dá para planejar, é imprevisível. Envolve sorte, clima, acidente, cansaço, Deus...

O senhor é admirado e respeitado por toda a Organização, seja como dirigente ou mestre de Kyokushin. O que é necessário para ser um bom dirigente?
O dirigente deve enxergar as diferenças que existem entre as pessoas, sejam atletas ou membros oficiais da Organização. Por exemplo, Francisco Filho foi campeão mundial de Kyokushin seguindo um caminho. Tentar repetir o feito com Glaube Feitosa ou Ewerton Teixeira usando o mesmo treinamento seria um erro. Cada um é diferente. Na Organização é a mesma coisa. O dirigente tem que analisar o perfil de cada um. Há aqueles de quem você gosta e aqueles de quem você não gosta. Tem gente de bom caráter e gente de mau caráter, boa e ruim.

E para ser um bom mestre?
Ser bom é consequência. O verdadeiro mestre deve sempre dar bom exemplo. É preciso conquistar o respeito dos alunos, ter empatia com eles. Carisma também é necessário. Autointitular-se “bom mestre” não adianta nada. As pessoas é que têm que reconhecer isso.

Qual dos dois é mais difícil?
Ser mestre é mais difícil. Tem que mostrar técnica, manter o preparo físico e mental e nunca deixar de praticar. E praticar sempre mais que os outros. Caso contrário, não será mais um bom mestre. O trabalho de dirigente, por sua vez, é mais analítico, envolve pesquisa, planejamento...

Aos 61 anos de idade, o senhor ainda ministra aulas e acompanha os alunos durante os exercícios. De onde vem tanta disposição?
Primeiro: eu gosto de treinar e sei quais são as minhas responsabilidades. Tenho que dar bom exemplo até o último dia da minha vida. Hoje, aos 61 anos, ainda estou novo. No karate, quanto mais se treina, mais se aprende. O kata, por exemplo, foi criado há 70, 80 anos. Eu aprendi os golpes sem receber nenhuma explicação. Hoje, após 46 anos de treino, entendo o porquê de cada movimento. As respostas aparecem com o tempo. Isso aconteceu comigo em relação ao kata, ao kihon, ao idogueiko... Por isso, não posso parar. Sempre há coisas novas a serem descobertas.

O que o senhor espera do Kyokushin brasileiro no futuro?
O homem precisa de água para viver. Quero que o Karate Kyokushin seja como água para o brasileiro: indispensável para a vida. 


Imagens



Shihan Isobe recebe 8º dan de
Kancho Matsui


Shihan Isobe é o sexto a
receber a graduação


Durante seminário em NY


Como juiz central, na final do
Mundial 2007


Entre os campeões mundiais
Ewerton Teixeira e Francisco Filho


Fonte:

WGP divulga datas das seletivas oficiais do It s Show Time







Maior evento de Kickboxing mundial da atualidade aterriza no Brasil em 10 de novembro e as seletivas nacionais começam em agosto
 
 
 




O gigante holandês It s Show Time, que  é considerado o maior do mundo no quesito trocação e briga de igual para igual com o UFC para ser o maior evento mundial, bastando-se citar que é transmitido para 164 países, realizará sua primeira edição em solo brasileiro em 10 de novembro no Ginásio Ploiesportivo do Ibirapuera, em São Paulo, porém as atividades oficiais do show começarão logo no início do segundo semestre com a realização de três seletivas oficiais que serão as responsáveis para a definição dos seis brasileiros que enfrentarão os seis extrangeiros indicados pelo IST.

As datas oficiais das seletivas serão 25 de agosto em Maringá/PR, 22 de setembro e 06 de outubro ainda em locais a serem definidos e as categorias em disputa serão no 66kg, 70kg, 73kg, 77kg, 85kg e 95kg. Em cada categoria participarão oito atletas que serão escolhidos pelo Diretor Augusto Nasser e todos os atletas que quizerem participar do evento devem enviar vídeos par o e-mail guto.nasser@hotmail.com. Em cada seletiva, os atletas participarão do GP de 08 homens e somente o campeão estará classificado para o evento principal de 10 de novembro. Quem vencer no Brasil x Resto do Mundo assinará um contrato de dois anos com o IST.

"Essa é uma oportunidade únbcia para nossos atletas. Estamos chegando em sempre buscamos e colocando os brasileiros para participar do principal circuíto mundial. Agora não tem mais volte, comentou o Mestre Paulo Zorello, presidente da CBKB.

O selecionador prof. Augusto Nasser vive atualmente em Portugal, mas retornará ao Brasil no início de agosto para acompanhar as seletivas. "Vivo em Portugal há 11 anos e tenho acompanhado a evolução do Kickboxing brasileiro e de seus atletas. Como técnico de vários campeões em disputas internacionais, tive a oportunidade de percorrer muitos países e presenciar os melhores eventos do mundo, mas nada se compara ao It s show Time. O padrão do evento, o nível dos atletas, a transmissão internacional e tudo que envolve o show é fantástico. Nós brasileiros vamos ter a oportunidade de organizar algo muito grande e fazer parte disso é muito mais que um sonho. É um orgulho", declarou o responsável pela escolha, junto com a CBKB, dos atletas que participarão das seletivas.

Fonte:

Equipe CBKB publicado em: 06-06-2012
http://www.cbkb.com.br/index.php?tipo=noticia&id=1654

Federação de Kickboxing do Estado de São Paulo amplia seu campo de atuação dentro do Kickboxing

 
   
A Federação agora estará participando dos Jogos Abertos da Juventude!
 




A Fespkick, com o apoio da CBKB, recebeu o convite da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do estado de São Paulo, para entrar como modalidade extra nos Jogos Abertos da Juventude.

A modalidade escolhida para fazer parte do quadro das modalidades foi o Semi Contact, entre os nascidos nos anos de 95,96 e 97 e as categorias elencadas foram as mesmas do Sportaccord Combat Games (Jogos Olímpicos Marciais).

De acordo com presidente, Sr. Christian Andreossi, as cidades que até agora confirmaram participação são: Itu, Piracicaba, Sorocaba, Jaú, Tupã, Itápolis e Bauru, através de academias ou centros de treinamentos filiados a Fespkick e CBKB, mas existe a possibilidade de agregar mais 5 cidades até o dia da competição que será dia 14 de junho de 2012, em Presidente Prudente.

O local das competições ainda será definido pelos coordenadores dos jogos, afirma Christian Andreossi. “Este é mais um passo que dará bons frutos à todos no futuro, assim como os Jogos Abertos do Interior, onde já fazemos parte como modalidade oficial”, finalizou o Presidente da FespKick.

Seguem as categorias elencadas para os Jogos Abertos da Juventude:

Masculino
55 kg / 62 kg / 66 kg / 70 kg / +70 kg

Fonte: 

Fespkick
Equipe CBKB publicado em :11-06-2012