terça-feira, 31 de julho de 2012

Livro: Ensino de Lutas na Escola





O simpático e competente professor Heraldo Simões de Fortaleza, acaba de lançar um novo livro de Lutas intitulado "Ensino de Lutas na Escola".

Uma boa revisão sobre as lutas na Educação Física Escolar. Contém ainda 100 sugestões de atividades de jogos de lutas e 20 temas de filmes sobre o tema para ser utilizado em sala de aula.

Para adquirir sua obra, basta entrar em contato com a editora:

Editora Peter Rohl - Edição e Comunicação. Rua Xavier de Oliveira 36, Parquelândia. CEP 60455660. Telefone (85) 32146971. Preço: R$ 49,90.
 
 
Fonte:
 
Postado em 30 Jul 2012

Definido local e data para o Brasileiro Feminino e Juvenil Masculino




Foi definido pela Confederação Brasileira de Boxe o local e data para o 10º Campeonato Brasileiro de Boxe Olímpico Feminino e para o 4º Campeonato Brasileiro de Boxe Olímpico Juvenil.
A disputa será na cidade de Palmas, Tocantins, no período de 14 a 22 de outubro.
Em parceria com a Federação Tocantinense de Boxe e com a Secretaria da Juventude e de Esportes de Tocantins que também contribuirão para a realização do campeonato.
As inscrições estão abertar através das federações estaduais e devem ser encaminhadas a Confederação Brasileira de Boxe até o dia 16 de setembro através de e-mail, fax ou correios.
O 10º Campeonato Brasileiro de Boxe Olímpico Feminino e o 4º Campeonato Brasileiro de Boxe Olímpico Juvenil serão disputados em 10 categorias de peso.


Fonte:

CBBOXE - Publicado em 31/07/2012 

http://www.cbboxe.com.br/home/noticia-detalhe.php?uid=436 

Realizado em Cuiabá o curso de arbitragem em Boxe Olímpico


Confederação Brasileira de Boxe - CBBOXE








Foi realizado na última semana em Cuiabá/MT curso para formação de oficiais de arbitragem. O Diretor de Arbitragem da CBBoxe, Vanildo Oliveira foi o instrutor do curso.


O curso foi uma realização da Federação Matogrossense de Boxe em parceria com a Confederação Brasileira de Boxe.

Essa semana está sendo realizado na cidade de Florianópolis em parceria com a Federação Catarinense de Boxe.


Fonte:


CBBOXE - Publicado em 25/07/2012

www.cbboxe.com.br

Taekwondo training improves the neuromotor excitability and reaction of large and small muscles

Phys Ther Sport. 2012 Aug;13(3):163-9. Epub 2011 Aug 27.

 

Taekwondo training improves the neuromotor excitability and reaction of large and small muscles.

Source

 
The Hong Kong Polytechnic University, Department of Rehabilitation Sciences, Hung Hom, Hong Kong.

Abstract

 

OBJECTIVES:

This study measured the neuromotor excitability and reaction time in professional and amateur Taekwondo (TKD) practitioners and compared them with non-athletes.

DESIGN:

A cross-sectional cohort study design.

SETTING:

Exercise laboratory setting.

PARTICIPANTS:

40 TKD practitioners (20 professionals, 20 amateurs) and 20 non-athletes.

MAIN OUTCOME MEASURES:

Neuromotor excitability (rheobase), premotor reaction time (PRT), total reaction time (TRT) and electromechanical delay (EMD) of rectus femoris (RF) and flexor pollicis brevis (FPB) in response to audio and visual stimuli were measured. The professional TKD practitioners have shorter TRT than non-athletes with sport-specific visual stimuli but they have longer PRT and TRT in response to audio stimuli than the amateur practitioners and non-athletes.

RESULTS:

The professional practitioners have longer EMD than the amateurs in responding to audio (p = 0.032) and sports-specific visual stimuli (p = 0.03) in FPB. Professional practitioners have higher excitability in RF (p < 0.001) than the amateurs and non-athletes.

CONCLUSION:

We conclude that professional TKD practitioners have better neuromotor ability in both large and small muscles with faster reactions to sport-specific stimuli, suggesting a generalized training effect across muscles. They react slower to non-sport specific stimuli, which suggested a decreased sensitivity to irrelevant sensory inputs after intensive TKD training.
 
Fonte:
 
 

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Últimas notícias do Boxe Brasileiro





Seleção Brasileira em Sheffield / (foto: reprodução)


Os membros da seleção brasileira já estão no Reino Unido para os Jogos Olímpicos de Londres 2012 que começa dia 24. Os atletas e comissão estão em Sheffield, realizando treinos no Instituto de Esporte, local com ginásio de boxe, pista de corrida e sala de musculação.

A equipe tem dez atletas competidores, sete homens e duas mulheres, e também conta com nove sparrings, integrantes da Equipe Olímpica Permanente do Brasil.

Seleção Masculina: Julião Neto, Robenilson Jesus, Robson Conceição, Everton Lopes, Myke Carvalho, Esquiva Falcão Florentino e Yamaguchi Falcão Florentino.

Seleção Feminina: Érica Matos, Adriana Araújo e Roseli Feitosa.

Fonte:

 BandSports.com.br






Kelson Pinto hoje leciona pugilismo em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, mas foi nome respeitável da seleção nacional quando competidor e também teve reconhecimento no profissionalismo sendo que encarou o duro porto-riquenho Miguel Cotto em disputa de cinturão mundial.


Fonte:

Córner do Leão
http://cornerdoleao.blogspot.com.br/2012/07/1-copa-kelson-pinto-de-boxe-amador.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+CrnerDoLeo+%28C%C3%B3rner+do+Le%C3%A3o%29




FECABOXE firma parceria com o CREF/SC







Em reunião nessa quarta-feira, dia 11 de julho, na sede do CREF/SC o Presidente da FECABOXE Sr. Adilson Souza e o Presidente do CREF/SC Prof. Marino Tessari para a regularização do quadro de professores filiados a FECABOXE e também para o acerto da modalidade junto à acadêmicos de Educação Física visando os Jogos Olímpicos do Rio 2016.

A Federação Catarinense de Boxe e o Conselho Regional de Educação Física/SC firmaram a parceria de levar o conhecimento da prática segura da modalidade com profissionais habilitados de Boxe Olímpico. A modalidade teve crescimento substancial em academias e clubes do Estado de Santa Catarina nos últimos anos devido a organização e divulgação da modalidade no estado através da FECABOXE, o que vem atraindo um número expressivo de profissionais que envolvem-se com o boxe.

Será ministrado um curso de extensão universitária intitulado de "Princípios e Métodos de Ensino do Boxe Olímpico" que será ministrado pelo técnico da Equipe Olímpica Permanente Prof. João Carlos Barros e também pelo técnico Diogo Wolitz. O curso terá três módulos e acontecerá nos meses de setembro, outubro e novembro, será direcionado a acadêmicos do curso de Educação Física e também servirá como reciclagem para o quadro de profissionais da FECABOXE.

Também estavam presente na reunião o técnico Diogo Wolitz, ex-presidente da FECABOXE e a Prof. Marli Trentini, Vice-Presidente do CREF/SC.

Fonte:

www.cbboxe.com.br 












divulgação

O superleve (63,5 kg) paulista Juliano Ramos, 32, enfrentará o baiano Carlos "Caolho" de Jesus, 29, no dia 28 de julho deste mês em Sorocaba, interior de São Paulo, no Ginásio Municipal em rodada com mais 7 combates entre pugilistas brasileiros.

Ramos (18-5-0, 15 KO's) chegou este ano de longa temporada nos EUA e está se readaptando ao boxe ao lado de seu técnico Vladimir de Godói. Carlos de Jesus (10-7-0, 4 KO's) é mais um estágio de sua evolução gradativa para sua nova equipe fazer avaliações. O atleta paulista é respeitado no meio e internacionalmente.

O superleve Adailton dos Santos (4-1-0, 4 KO's) de Itaquera, zona leste paulistana, encara Paulo Thiago (2-4-0, 2 KO's). O jovem costuma ser acompanhado por personalidades do rap brasileiro como Dexter e Mano Brown.

O meio-pesado (79,4 kg) Cleiton Conceição (18-4-2, 14 KO's), ex-membro da seleção nacional de boxe amador, busca se firmar como nome competitivo da categoria e enfrenta o experiente Eduardo Franca (25-27-0, 21 KO's), atleta que vem de 9 derrotas consecutivas.

O super-médio (76,2 kg) Luzimar "Tyson Tigre" Gonzaga (34-11-0, 28 KO's) de Itacaré na Bahia encara o baiano de Varzeado Joilson Morais Silva (13-5-0, 10 KO's).

O médio (72,6 kg) Mohamad Said (38-9-1, 29 KO's) enfrenta Reinaldo Santos Dantas (5-3-0, 4 KO's). O também médio Idiozan "Chibata" Matos (19-15-0, 13 KO's) tenta reafirmar sua carreira e encara Lázaro "Robocop" Dominguez (5-3-1, 2 KO's).

O cruzador (90,7 kg) Hamilton "Geladeira" Ventura (7-0-0, 7 KO's) encara Thande dos Santos (1-2-0, 1 KO), e o peso médio gaúcho Samir Barbosa (30-9-3, 21 KO's) lutará com rival ainda a ser anunciado.
Em disputa estarão os cinturões da Associação Nacional de Boxe (ANB) e o evento conta com supervisão da Liga Sorocabana de Boxe (LiSoBoxe).



Fonte:

Córner do Leão