quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Vai um cafezinho antes de se exercitar?

Boa noite a todos. Eis um artigo que pode ser correlacionado ao postado a alguns dias atrás. Boa leitura.
Uma xícara de café pela manhã poderia ser o antídoto para o mal estar muscular depois de fazer exercícios. Uma investigação científica descobriu que a ingestão de um suplemento contendo cafeína reduz a dor muscular frequente que aparece no dia seguinte de um treinamento extenuante.

A dor generalizada que sentimos pode ocorrer após a prática de atividades físicas que exigem maior força e resistência muscular, geralmente após repetições em exercícios em que predominam contrações excêntricas. Esse incômodo precede a dor muscular tardia. Na contração excêntrica, o músculo recruta um menor número de unidades motoras, mas suportanto a mesma carga que foi utilizada para promover o encurtamento durante uma contração concêntrica. Isto provoca um maior número de microlesões, mas promove uma maior adaptação muscular que por fim poderá culminar em hipertrofia muscular esquelética, se respeitado as fases de recuperação. Tal tipo de contração acontece quando, uma pessoa corre ladeira abaixo ou se aventura em uma corrida de montanha ou ainda quando realiza exercícios de musculação.

Um novo estudo publicado no Journal of Pain, da Universidade de Geórgia, EUA, analisou os efeitos de um suplemento de cafeína sobre a dor muscular tardia desse tipo. Primeiro foi usada a estimulação elétrica para produzir suficientes contrações excêntricas para provocar uma dor moderada no dia seguinte.

O procedimento foi repetido nos dias seguintes, porém, os participantes consumiram uma pílula de cafeína ou de placebo uma hora antes do exercício muscular. Nem as voluntárias, nem os investigadores sabiam qual pílula tomaram.

Os voluntários da pesquisa disseram sentir muito menos dor muscular durante o exercício quando tomaram cafeína no lugar do placebo. O suplemento tinha quase a mesma quantidade de cafeína que a presente em uma xícara de café.

A teoria indica que a cafeína alivia a dor muscular tardia ao reduzir e/ou inibir a atividade de uma substância química chamada adenosina, formada a partir da hidrólise da molécula adenosina 3',5'-monofosfato cíclico e que é liberada como resposta contra uma lesão. Esta mesma adenosina pode ativar os receptores de dor em diferentes tipos celulares.

Fonte: Modificado de http://runnersworld.abril.com.br/noticias/cafezinho-antes-correr-263947_p.shtml 




Nenhum comentário:

Postar um comentário