segunda-feira, 12 de março de 2012

Nova calibragem de equipamentos usados em campeonatos de Taekwondo





Golpes do taekwondo deverão ser mais fortes com nova calibragem dos coletes.



Para tornar mais eficiente a marcação de pontos nas competições internacionais, a Federação Mundial de Taekwondo mudou a calibragem dos sensores eletrônicos dos coletes utilizados pelos atletas em competições oficiais.


O primeiro teste oficial ocorreu no último Aberto dos Estados Unidos, disputado em fevereiro. Para a equipe brasileira, a reforma surtiu efeito positivo.


A calibragem está um pouco mais alta em algumas categorias, principalmente nas mais leves, exigindo mais força dos atletas nos golpes aplicados.


"As lutas ficam mais justas. Para os nossos atletas, esta mudança foi muito boa, como se pode notar nos resultados que obtivemos no Aberto dos EUA. Com esta calibragem, voltamos a usar os chutes principais e a força volta a ser necessária para fazer pontos no colete", comentou a técnica Carmen Pigozzi, referindo-se ao terceiro lugar conquistado pela equipe masculina no torneio americano.


"Estas mudanças ainda estão sendo testadas, para que parem os pontos com chutes como Mirotchagui, como acontece muito nas categorias mais baixas femininas, e como aconteceu na final do Mundial na categoria até 58 kg", explicou Carmen.


Segundo a treinadora, será necessário um reajuste no treinamento dos lutadores mais jovens à nova calibragem dos coletes: "Os atletas mais experientes responderam muito bem. Os mais novos já haviam se adaptado ao 'novo taekwondo' e poucos pontos no colete foram computados, pois não havia a força e potência necessária. Caso estas mudanças permaneçam teremos que voltar a nos adaptar", afirmou.


Uma coisa é certa: se a exigência técnica para marcar pontos nos coletes, agora, depende de mais força, os treinamentos físicos deverão ser adaptados para ampliar o condicionante de Força Máxima no planejamento da Preparação Física dos atletas.


Fonte: 
http://prontopraguerra.blogspot.com/2012/03/implicacoes-para-preparacao-fisica-no.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário