sábado, 11 de agosto de 2012

MMA dá primeiros passos com intenção de se tornar olímpico. Será?




















 

MMA tem força suficiente para impressionar o COI?

A IMMAF (Federação Internacional de MMA) já iniciou campanha forte para tentar colocar o MMA no caminho de se tornar uma modalidade olímpica. Aproveitando o ensejo dos Jogos de Londres, dirigentes da entidade norte-americana participam de uma série de seminários do COI (Comitê Olímpico Internacional) destinado a avaliar artes marciais e outros esportes que aspiram um dia integrar a Olimpíada.

"Esta é a primeira de muitas oportunidades, onde esperamos começar a chamar a atenção para o que realmente é o MMA e mostrar o esporte de sucesso que se tornou", disse Erika Mattsson, diretora da IMMAF, em entrevista ao site MMAJunkie.  

"Este é apenas o primeiro passo. O MMA é facilmente acessível em todas as camadas sociais, com apelo muito grande na TV. Há um espírito esportivo muitoi intenso e único em nossa modalidade. Acreditamos que o MMA tem todos os componentes necessários para ser esporte olímpico a longo prazo" declarou o presidente August Wallén.  

Se a intenção é realmente transformar o MMA em olímpico, adaptações de regulamentos e equipamentos de segurança terão de ser impostos para a modalidade, como acontece com o boxe, por exemplo. O COI exige um intenso trabalho de bastidores com os organizadores das modalidades, que têm como uma das exigências básicas ser praticada em pelo menos 100 países.  

Recentemente, o caratê, a arte marcial mais praticada no mundo, foi preterido do programa olímpico. A 'luta japonesa das mãos vazias' fez intensa campanha para ser aceita, mas foi superada pelo rúgbi e golfe, que se tornarão esportes olímpicos oficiais a partir dos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016.

Fonte:

Fernando Zanchetta - Blog Golpe de Mestre
http://www.educacaofisica.com.br/index.php/lutas/canais-artes-marciais/mma/23055-mma-da-primeiros-passos-com-intencao-de-se-tornar-olimpico-sera

Um comentário:

  1. Infelizmente não vejo com bons olhos o fenômeno MMA temo que uma cultura de agressividade esteja se criando em torno de uma modalidade que se baseia na busca desenfreada do golpe fatal. é agressividade pura no limite da covardia.

    ResponderExcluir