sexta-feira, 15 de março de 2013

Aptidão física e antropometria de atletas de judô



franquini3
É com prazer que divulgaremos estudos do Professor Emerson Franchini (USP- Universidade de Montpellier) para tentar contribuir com a disseminação de conhecimentos relativos ao judô. Sua intenção é apresentar, preferencialmente, algumas publicações disponíveis gratuitamente na internet, começando por pesquisas produzidas por seu grupo (Grupo de Estudos e Pesquisas em Lutas, Artes Marciais e Modalidades de Combate da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo), mas também abordar temas atuais do judô.  Desde já agradecemos ao Professor Franchini.
Aptidão física e antropometria de atletas de judô
É conhecido que o desempenho no judô competitivo depende de uma série de fatores (técnicos, táticos, psicológicos, fisiológicos, antropométricos, econômicos etc.) e que esses fatores permitem combinações distintas que levam determinados atletas a desempenhos elevados.
Embora outros fatores talvez tenham maior relevância para o desempenho, eu começo por tratar de fatores que podem ser facilmente mensurados, como a aptidão física e a antropometria.
Em trabalho publicado em 2005 no periódico Biology of Sport, comparamos as características de aptidão física e antropométricas de atletas de elite (medalhistas em competições nacionais e internacionais) com atletas não-elite (competidores com sucesso em eventos até o nível estadual).
Após correção pela massa corporal (via procedimento estatístico denominado análise de covariância), observamos que os atletas de maior nível competitivo, apresentavam:
  1. maiores circunferências de braço contraído (cotovelo a 90o), punho e panturrilha;
  2. maiores diâmetros ósseos do fêmur e úmero;
  3. maior potência e capacidade anaeróbia de membros superiores;
  4. maior número de projeções e menor índice no Special Judo Fitness Test.
Por outro lado, nenhuma diferença significante foi observada entre os grupos quanto à espessura de diversas dobras cutâneas, força isométrica máxima de preensão manual, potência e capacidade aeróbias.
Esses resultados podem ser utilizados para o direcionamento do treinamento físico, bem como para a seleção de atletas quanto a esse aspecto.

O artigo completo pode ser acessado em:
Emerson Franchini
Professor Associado
Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo; Conduzindo pós-doutorado na Universidade de Montpellier, França

Fonte:
http://gmjb.org.br/noticias/aptidao-fisica-e-antropometria-de-atletas-de-judo/


Nenhum comentário:

Postar um comentário